Edição 3262

Castro-PR, Sexta-feira, 05 a 08 de Julho de 2019 * Ano XXIX * Nº 3262
Postado por Redação /  04.07.2019

'Sabores do Pinhão'
Preservação das araucárias vira projeto
Se depender da professora Stella Kachinski e de seus alunos, as Araucárias, ou pinheiro-do-Paraná como também são conhecidas essas árvores, não entrarão em extinção tão cedo. Ela, juntamente com seus 19 alunos do pré dois, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Turma do Pererê, vêm trabalhando em um projeto voltado para a preservação da espécie, que inclui inclusive, o plantio de novas árvores. Entre os meses de março e julho deste ano já foram cerca de 50 mudas plantadas. Além disso, também foram desenvolvidas atividades em sala de aula, e, para finalizar esta etapa do projeto, Stella e seus alunos realizarão na segunda-feira (8), uma Feira Gastronômica chamada ‘Sabores do Pinhão’. A ideia é estimular mais a valorização do fruto das Araucárias, como alimento e como fonte de renda.
Página 6


Um dos poucos estados brasileiros
Paraná oferece reajuste a servidores
O Paraná é um dos poucos estados brasileiros a oferecer reajuste aos servidores neste ano. A proposta de reposição de 5,09% foi apresentada nesta quarta-feira (03) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. A medida será oficializada por um projeto de lei encaminhado à Assembleia Legislativa do Paraná, que deve ser apreciado em regime de urgência. Ratinho Junior vinha afirmando da dificuldade em pagar integralmente a data-base aos servidores neste ano em razão do momento econômico que vive o País e da queda na arrecadação. Ele destaca, contudo, que o Estado vive uma fase diferenciada de vários outros que ainda parcelam salários ou ainda nem pagaram o 13o. de 2018.
Página 3


Morre Willem de Geus
Faleceu na tarde de terça-feira (2), aos 93 anos, Willem de Geus, o mais antigo cooperado da Frísia e do Paraná. Sua história se mistura à da própria cooperativa, já que nasceram no mesmo ano: 1925. Em agosto daquele ano nascia a Sociedade Cooperativa Hollandeza de Laticínios, hoje Frísia.
Página 2


Linha Gastronômica
Na noite de segunda-feira (1º) aconteceu o lançamento oficial da Linha Gastronômica - Festival de Inverno - 2ª Edição. O prefeito Edir Havrechaki, de Palmeira, foi o cozinheiro da noite e serviu ao público presente duas receitas, o "Risoto de Batata Salsa com Pinhão" e a sobremesa "Delícia de Gengibre com Vinho".
Página 4


'Bem-Estar' inicia neste sábado
A Prefeitura de Carambeí lança neste sábado (6), às 9 horas na Praça Cívica, o Programa Bem-Estar. Contando com 200 inscritos, ele envolve o gabinete do Prefeito, as secretarias de Administração, Esportes, Saúde, Meio Ambiente e Educação, além do Plano de Saúde São Camilo e Sanepar.
Página 4


'Geração Atitude'
Rafael Muzy palestra em Carambeí
Nesta sexta-feira (5) o promotor de Justiça da Segunda Promotoria de Castro, Rafael Muzy Bittencourt, raliza a segunda palestra do Projeto ‘Geração Atitude’ em Carambeí.
Página 4


Preso idoso que atirava em inocentes
Idoso de 65 anos, que já foi policial militar da reserva, foi preso na madrugada de quarta-feira (03) em Ponta Grossa, junto com uma carabina calibre 38, pistola Taurus calibre 38, espingarda calibre 22 e um papagaio sem licença do Ibama. Ele fez, pelo menos, quatro vítimas.
Página 9

800 quilômetros
Transcatarina terá castrense
Pilotos e navegadores de 100 cidades e nove estados se reunirão daqui 13 dias para o Transcatarina 2019 – evento realizado pela SC Racing. Entre os dias 09 e 13 de julho, os motores irão roncar por cerca de 800 quilômetros que ligarão as cidades de Fraiburgo e Blumenau.
Página 5

Apenas duas em Castro
Concessionárias avaliam mercado
No primeiro semestre deste ano duas concessionárias fecharam as portas no município de Castro, deixando o mercado livre para as outras que permaneceram na cidade. Após o egresso de ambas, a reportagem do Página Um conversou com representantes das empresas que ficaram, a Kugler Veículos e a CVL.
Página 5

Para Córdoba na Argentina
Bailarinas se classificam
No final de junho, as bailarinas da Escola Municipal de Dança (EMD) conquistaram importantes resultados no Universal Dance Brasil, em Florianópolis. Elas alcançaram pontuação em seis categorias para disputar o torneio em Córdoba, na Argentina, e um prêmio master, que inclui a bolsa com cursos, alimentação e hospedagem no país vizinho.
Página 6

Neste sábado
Clube Castrolanda e CCC realizam tradicional Festa Julina
Página 5

Aliel propõe ampliar a presença de mulheres
Página 3

'Parlamento Jovem' é recebido por prefeito
Página 3

Carambeí recebe cinema itinerante
Página 6

Mulher segue internada no Regional em Ponta Grossa
Página 9
Imprimir Página! Criar arquivo PDF para esta notícia!